Você sabia que existe uma data de validade do certificado digital? Essa característica também é um recurso de segurança.
Dessa forma, qualquer tipo de certificado digital, tanto para pessoa física (e-CPF) quanto para pessoa jurídica (e-CNPJ), tem um prazo de validade, que varia de 12 a 60 meses. Por isso, é importante se atentar a como identificar se o certificado digital expirou e o que fazer para garantir sua renovação.
É exatamente sobre isso que se trata este conteúdo. Continue acompanhando para saber como identificar a data de validade do seu certificado e o que fazer quando ele expirar.
Como verificar a data de validade do certificado digital?
Os documentos físicos como RG, CPF e CNPJ não possuem uma data de expiração, diferente do certificado digital. Essa data é necessária para estabelecer um prazo legal de funcionamento do certificado e, depois de expirado, é preciso renovar.
Outra razão da renovação do certificado é pelas prováveis alterações de tecnologia e nos dados ao longo do tempo, que podem estar desatualizadas.
Só é possível renovar ou verificar a data de validade de um certificado A1 pelo navegador. Isso porque ele é um arquivo eletrônico, geralmente com extensão .PFX ou .P12. Ele é instalado diretamente no computador do titular ou responsável legal da certificação.
Te mostramos o caminho simples para verificar se seu certificado está prestes a expirar:
1 Abra o navegador Google Chrome ou Mozilla;
2 Clique nos três pontinhos ao lado direito da tela, e escolha a opção “Configurações”
3 Escolha a opção “Privacidade e segurança”
4 Clique em “Segurança”
5 Selecione o botão “Gerenciar certificados”.
6 Esta caixa de diálogo será aberta, exibindo os dados do seu certificado digital. Nome, CPF, Autoridade Certificadora, e, é claro, a validade do seu certificado.
Enquanto isso, em um certificado A3 o registro dos dados fica em um token-USB ou smartcard, ou seja, em um suporte físico móvel.
Para verificar a validade do certificado A3, siga esses passo a passo:
- Insira o token ou cartão/leitora na entrada USB do computador;
- Vá até o menu iniciar e digite “Opções da Internet”;
- Clique em “Conteúdo” >“Certificados”;
- Verifique a validade do certificado na coluna “Data de validade”.
Qual a validade máxima de um certificado digital?
O tempo de validade de um certificado digital muda conforme o tipo, e depende do nível de segurança que o certificado digital apresenta.
Assim, para um certificado A1 a validade é de 12 meses, enquanto o A3 vai até 36 meses.
Já o Bird-ID, certificado em nuvem, tem validade estendida por até 5 anos.
Por que o certificado digital tem validade?
O prazo de validade funciona como um elemento de segurança dos certificados digitais. Como o mundo digital está em constante evolução, é comum que os padrões e normas do certificado sejam atualizados.
Nesse sentido, o próprio Instituto Nacional da Tecnologia da Informação (ITI), autarquia que mantém a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), está constantemente provendo essas atualizações.
Além disso, a necessidade de validação do certificado acontece pela mudança de dados da pessoa ou empresa contidos nele, fator que acaba alterando com o tempo. No caso de uma empresa, por exemplo, os nomes dos sócios podem mudar ou mesmo a duração do acordo entre as partes.
O que acontece se eu não renovar o certificado digital?
Quando isso acontece, os certificados são automaticamente cancelados e é preciso tirar um novo documento digital.
Fazer a renovação do certificado digital é importante para que a empresa ou pessoa física continue a usufruir dos benefícios do documento. A renovação deve ser feita com pelo menos 30 dias de antecedência do vencimento.
Por isso, é preciso estar atento ao prazo de validade do seu certificado. Esse tempo é necessário para resolver qualquer pendência que surja com a documentação da renovação do certificado digital.
A chamada para atualização deve ser feita diretamente com uma certificadora credenciada e autorizada para emitir e renovar certificados digitais no Brasil.