Entre os muitos componentes do sucesso de uma Autoridade de Registro (AR), ter bons parceiros-indicadores está entre os principais. Eles são capazes de multiplicar a quantidade de emissões e renovações de certificados digitais. As parcerias também atuam no relacionamento com o cliente final e fortalecem o nome da AR, quando são bem orientadas.
Ter uma estratégia de atração e fidelização de parceiros é fundamental para aumentar o poder de aquisição da sua certificadora. Continue acompanhando e descubra como fazer isso!
Conheça alguns tipos de parceiros-indicadores
Antes de começar a atrair mais parceiros-indicadores para a AR, é preciso conhecer quem são eles. Afinal, cada público terá suas particularidades. O perfil influencia na forma como sua AR fará o contato, treinamento e todo o processo de integração do parceiro à sua empresa.
Felizmente, as possibilidades são muitas. Qualquer pessoa ou empresa pode ser um parceiro em potencial, mas há alguns perfis mais promissores:
Contadores
O certificado digital é um grande facilitador para contadores e clientes, pois faz parte de suas rotinas. Por isso, os contadores são um dos tipos de parceiros mais promissores para sua AR. Entenda em quais momentos eles usam o certificado e como uma parceria pode beneficiar tanto você quanto o contador.
Veja como melhorar o relacionamento com contadores neste artigo.
Profissionais e empresas de informática
Pessoas do setor de informática são muito ligadas às inovações tecnológicas, além de precisarem de segurança e agilidade. Por isso, são profissionais com credibilidade para indicar o certificado digital para os próprios clientes. A afinidade com a área de tecnologia também ajuda na qualificação para conseguir transmitir as informações da maneira correta.
Empresas de desenvolvimento de sites, softwares e apps
Ter como parceiros empresas de software, desenvolvimento de sites ou aplicativos é bastante estratégico por motivos parecidos com a parceria no segmento de informática. Eles têm conhecimento avançado em tecnologia, o que facilita a venda para os clientes, já que entendem a importância da cibersegurança e precisam de certificados digitais para entregarem sistemas, sites e apps mais seguros.
Entidades de classe
Sindicatos e associações buscam agregar benefícios na vida dos clientes para tornarem a adesão à entidade mais interessante. Por isso, instituições como confederações, sindicatos e outros são muito receptivos às parcerias com ARs.
Com descontos e facilidades para os conveniados, a parceria traz frutos, como aumento da quantidade de clientes, maior conhecimento sobre certificados digitais e divulgação da sua empresa.
Seguradoras
São empresas nas quais há muitas demandas burocráticas, que podem ser simplificadas com o uso do certificado digital. Elas também agilizam os trâmites e conferem mais segurança às transações. Em alguns casos, não é só a seguradora que precisa ter o certificado, o cliente dela também. Dessa forma, a seguradora pode mediar o contato, ganhar uma comissão e ter o documento em mãos mais rápido.
São muitos públicos possíveis. Mas como atrair e fidelizar parceiros na sua certificadora? Vamos mostrar agora.
1. Faça programas de parcerias de indicação
Se as parcerias de indicação são parte da estratégia de crescimento da sua AR, é preciso estruturar um programa com regras, políticas de bonificação, recepção (onboarding) do parceiro e outros itens. Desenvolvê-lo vai ajudar você a ter um processo claro no qual seus colaboradores e parceiros sabem o passo a passo da parceria, e o principal: vai mostrar as vantagens da indicação.
Em geral, os parceiros são profissionais com conhecimento sobre certificação, então tornam-se evangelizadores do uso.
Para atrair os parceiros, divulgue o programa em seu site, e-mail marketing, redes sociais e outros canais. Você também pode visitar profissionais e empresas com perfil de indicador, além de falar sobre a parceria em eventos.
Outra qualidade desse programa é que esses parceiros-indicadores podem ter a sua Autoridade de Registro como referência quando o assunto é certificado digital.
2. Suporte
Contadores, profissionais de informática, seguradoras e associações vão precisar de suporte para que a parceria seja a mais benéfica possível para todos. Atraí-los é o primeiro passo, fidelizá-los é fundamental. Acima de qualquer ação de incentivo, como envio de brindes, é imprescindível apoiá-los com proatividade no dia a dia, quando a AR for acionada, por exemplo.
A última maneira significa oferecer informações e possibilidades de qualificação. Você pode enviar links de artigos por e-mail, aplicativos de mensagens instantâneas e muito mais. Mostre que você está ao lado do parceiro.
Mostre-se sempre disponível para esclarecer dúvidas e apresentar as novidades do mercado de certificação. Nunca deixe de apresentar benefícios do certificado, além de orientar sobre vendas, atendimentos e outras questões que influenciam no sucesso das parcerias.
3. Mostre que você é referência
Profissionais e empresas sérias só fazem parceria com quem tem credibilidade. Por isso, mostre que você é referência na área. Compartilhe seu conhecimento em eventos e nas plataformas on-line também. Mostrar o que você sabe aumenta a confiança dos possíveis parceiros, fundamental para concretização de negócios.
4. Networking com parceiros para AR
O bom relacionamento é central para estabelecer parcerias. Vá aonde seu parceiro está para promover conversas sobre o programa de indicação de sua AR. Realizar visitas, convidar para ir até sua AR, participar de eventos e até fóruns on-line te colocará mais perto de potenciais parceiros.
Cresça com parcerias
Certificação digital é um setor com forte tendência de crescimento. Ao usar boas estratégias, como as parcerias de indicação, sua AR pode chegar ainda mais longe. Comece a colocar em prática e veja a diferença em seus resultados!